Wednesday, December 15, 2010

Visitando Bruges e ficando mais velha - parte II

No sábado, meu níííííver :-) De manha, fomos passear pela congelada Bruges e conhecer alguns museus (porque nesse friiiio nao há quem aguente muito tempo de rua :-) ).

Caminhando até o centro, neve caindo, e os canais, debaixo da ponte, congeladérrimos :-)

O Markt de dia, com as feirinhas de Natal ainda fechadas (sim, namorido e eu sempre acordamos cedo :-) )

A prefeitura com o Belfry ao fundo. Ouvimos os sinos tocando diversas melodias!!!

A fachada das lojas e restaurantes do Markt, agora com neve caindo :-)

E dá-lhe neve! Tudo braaaaaanco...

... muito braaaaaaanco e friiiiio :-)

Chegando na nossa primeira parada: museu Gruuthuse

O museu Gruuthuse fica no antigo palacete da família Van Brugghe van der Aa, conhecidos como os lordes de 'Gruuthuse'. A família enriqueceu por possuir o monopólio da venda de 'Gruut' (uma mistura medieval usada para se fazer cerveja).

Conforme a descricao do museu, ele mostra pecas usadas no cotidiano entre os séculos 15 e 19. Eu achei que quartos estariam decorados e arrumados como antigamente, mostrando as pecas. Mas, me decepcionei: os quartos abertos a visitacao eram bem poucos (talvez devido aos trabalhos de restauracao, que irao até 2011) e as pecas mostradas eram poucas também. A peca mais interessante do nosso tour pelo museu foi a capela do palacete, construída literalmente na parede da igreja da Nossa Senhora (Church of Our Lady). Assim, se eles quisessem ouvir a missa, era só abrir as janelas da sua capela privada, e tinham acesso imediato ao interior da igreja :-)

De qualquer maneira, nao recomendaria visitar o museu por dentro. O que nós achamos suficiente ver é a Gruuthuse por fora, e entrar na recepcao do museu para ver a linda escadaria. E só :-)

A propósito, nosso hotel nos deu um pequeno passe (Welkom@Brugge) que dava descontos em quase todos os museus de Brugges (alguns até 50%).

Gruuthuse

Eu adorei a sacadinha na torre lááááá em cima!

Da Gruuthuse fomos caminhando até a Igreja da Nossa Senhora

O prédio da Igreja da Nossa Senhora é considerado uma das construcoes de tijolos mais altas do mundo (122,3m). Mas o que a torna mesmo famosa é a estátua de Michelangelo: Madonna and Child (esculpida em mármore carrara). Acredita-se que essa tenha sido a única escultura de Michelangelo que saiu das fronteiras da Itália enquanto ele ainda estava vivo. Ela foi criada por Michelangelo em 1504, e veio para Brugges em 1514. Ela foi recuperada duas vezes das maos da ocupacao estrangeira: uma dos franceses revolucionários em 1794, e uma dos alemaes nazistas em 1944.

Madonna and Child

É possível admirar a escultura bem de pertinho. Ela é protegida por um vidro (por isso esses dois pontos de luz no lado direito da foto :-) )

Também visitamos o museu da Igreja da Nossa Senhora, ou Onthaalkerk

Olha aí as janelas da capela da Gruuthuse!!! Dando vista direto para dentro da igreja

Tumbas de cléricos e nobres, com desenhos nas paredes

Da Igreja, fomos até o Museu do Hospital, ou Oud Sint-Janshospitaal. O Sint-Jan Hospital foi fundado em 1150, e é um dos hospitais mais antigos da Europa. Mas o museu por dentro decepcionou um pouco.

Com o ticket de entrada do museu, é possível também visitar a antiga farmácia. Achei meio estranho que ninguém nos avisou disso na recepcao. Nós só soubemos porque tínhamos lido no guia e resolvemos perguntar onde ficava a antiga farmácia: sair do museu, dobrar a esquerda, dobrar a esquerda novamente, dobrar a direita, e tchan-tchan: porta de entrada da antiga farmácia :-)

Desse museu, eu também esperava mais. Cansados, decidimos almocar e voltar para o hotel. Mas talvez um museu que tivesse sido mais interessante, e que acabamos nao visitando, seja o Groeningemuseum, ou museu de Arte. Fica para uma próxima :-)

Na direita, fica a entrada para a fármacia do museu

Museu Sint-Janshospitaal, com a Igreja da Nossa Senhora ao fundo

Eu adoro caminhar pelos arredores da Igreja Nossa Senhora - mas, confesso, no verao é bem mais interessante, florido e quentinho :-)

Casas antigas e charmosas a beira dos canais

Atravessando a pequena pontezinha sobre o canal. Depois da pontezinha, do lado direito (todo mundo segue pelo lado esquerdo)...

... fica, escondida, a grande loja de ursos de pelúcia :-D (e, no mesmo quarteirao, o restaurante Den Gouden Harynck)

Para almocar, escolhemos um pequeno restaurante (de tapas e afins) chamado Quatre Mains: ele fica pertíssimo do Markt (Philipstockstraat), mas suficientemente longe da enxurrada de turistas que lotam os restaurantes por lá. Uma delícia!!!

O interior do...

... restaurante Quatre Mains

Paozinho quente com manteiga (adorei o baldinho!)

Nossas entradas foram uma selecao de tapas: kaaskroketjes (croquetes de queijo)...

... rolinhos primavera...

... e patatas bravas (adorei a apresentacao do petisco nesse xicrao! :-) )

--> --> Como prato principal, namorido atacou de filé de atum com cenouras & batatas com salsa[Tonijn filet-pur in bouillon met jonge wortelen & peterseliepatatjes]

Eu fui de salada de cogumelos com vieiras, balsâmico & pancetta
[Coquilles à la plancha met shii-take, balsamico & pancetta
]

Para encerrar, um expresso, com direito a chocolatinho :-)

Caminhando de volta para o hotel para nossa siesta, passamos pelo Le Pain Quotidien, uma rede de padarias super charmosa, onde é possível tomar café da manha ou fazer lanches, e que eu adorava no tempo que morava em Bruxelas

A tarde passamos relaxando no hotel, com uma bela siesta, e um chazinho no lounge do hotel.

O lounge ficava numa área toda envidracada: maravilha ver a neve do lado de fora, mas estar quentinho do lado de dentro :-)

Chazinho da tarde :-)

3 comments:

Silvinha said...

As fotos ficaram lindas, adoro ver tudo branquinho :)

Beijo!

Oscar said...

Para variar as fotos estão D+ e fico com fome olhando essas delicias...

Katia Bonfadini said...

Angie, que saudades de Brugges! Infelizmente só passamos um dia na cidade e nem dormimos! Aposto que a cidade deve ter um charme extra à noite! Na minha opinião, deve ser uma das cidades mais belas e românticas do mundo, acchei tudo tão fofo, parece uma cidade de bonecas!!!! Também adoorei o pãozinho no balde e os petiscos na super xícara! Me deram ótimas ideias! E quanta neve, hein? Imagino o frio que está fazendo na Europa agora, brrrrrrr!!!! Aqui no Rio o calor está insuportável, pra variar. E o verão nem chegou... ai, ai, ai! Bjs!